Atualmente, a base de dados do Authenticus inclui publicações de investigadores de instituições portuguesas que estão indexadas no ISI Web-of-Knowledge, Scopus, ORCID e DBLP.

O acesso aos metadados das publicações do Authenticus é limitado aos utilizadores que tenham um acesso a esta informação na sua instituição.

Quando um utilizador se autentica no Authenticus, pode aceder ao menu "My Data". Este menu inclui, entre outros, uma opção "To validate" que quando seleccionada apresenta ao utilizador 3 listas de publicações:

lista de identificadas. Estas publicações são as que o Authenticus identificou, com alguma certeza, como sendo suas. Por defeito, na lista de publicações identificadas que lhe é mostrada, cada publicação está já marcada como sendo sua e o autor que lhe está associado visualizado. Se uma das publicações não for sua, deve marcá-la com "No". No final da lista deve confirmar as publicações marcadas como suas ou não suas. As que tiverem "yes" ficam confirmadas como suas e passam para a lista de confirmadas.

lista de prováveis. Estas são publicações para as quais o Authenticus o tem como potencial autor, pese embora com uma certeza abaixo do valor de referência. Nesta lista de publicações, por defeito, estão marcadas como não sendo suas. Se uma publicação desta lista for de facto sua, deve marcá-la com "Yes". No final da lista, deve confirmar as publicações como suas ou não sendo suas. As publicações marcadas com "Yes" ficam confirmadas como suas e passam para a lista de confirmadas. As outras são removidas da sua lista de prováveis.

lista de seleccionadas. Estas são as publicações que adicionou e que aguardam identificação do Authenticus. Pode confirmá-las como sendo suas definido qual dos autores é que lhe corresponde.

Sim. Em"My Data", seleccione "Add New" e isso levá-lo-á a um formulário no qual pode adicionar publicações suas que podem estar em falta no Authenticus. No caso de publicações ISI, pode fornecer o "Accession Number" (WOS) ou DOI da publicação, e os metadados da publicação serão carregados automaticamente. Com publicações indexadas no SCOPUS, ORCID e DBLP pode proceder de modo análogo. De momento apenas permitimos que se adicionem publicações indexadas nestas bases de dados.

Isto pode acontecer por duas razões, ou é porque o algoritmo não foi bem sucedido na identificação de algumas das suas publicações, ou, o mais provável, algumas das publicações não foram carregadas para o Authenticus. Por favor, tente adicioná-las através da ligação "Add New", indicando os nºs WOS ou DOI das publicações em falta (se forem ISI).

Em princípio si. Se a sua instituição tiver direitos de acesso aos dados e se já tiver o seu sistema de informação preparado para aceder aos dados do Authenticus, então o processo será automático e todas as publicações que tenha confirmado serão propagadas.

One example in which this is already a reality is with University of Porto and its information system, SIGARRA. All Authenticus confirmed publications will be transferred to SIGARRA on a daily basis. 

Sim, essa possibilidade é existe mas deve ser usada com pouca frequência, pois existe um custo associado. O Authenticus atualizará as citações de todas as publicações pelo menos 2 vezes por ano.

A associação de publicações a instituições é em si um problema tão complexo quanto o de identificar um autor da publicação. O Authenticus associa uma publicação a uma instituição se o autor tiver sido identificado com um investigador associado a essa instituição, ou se o algoritmo for bem sucedido na associação da publicação à instituição através do endereço da publicação. Só consideramos uma pessoa como estando associada a uma instituição se tal associação tiver sido confirmada pela própria instituição, ou pela FCT ou pelo REBIDES. Através do REBIDES, só consideramos uma pessoa associada à instituição se a pessoa estiver com um contrato em tempo integral ou com exclusividade. Assim, pode haver mais publicações do que o valor real, se as publicações não tiverem sido confirmadas pelos investigadores, podendo haver falso positivos de identificação do algoritmo, mas estas diferenças devem ser pequenas. Pode verificar-se que o número está abaixo do esperado se o número de confirmações feitas pelos investigadores for ainda baixo.

Neste momento, o Authenticus apenas inclui indicadores centrados num investigador. Este é um trabalho ainda em curso e o objectivo é fornecer ao investigador informação que eventualmente lhe possa ser útil na sua estratégia de publicação. Proximamente, implementaremos indicadores bibliométricos adequados para as instituições.

Existem dois tipos de associação de um Utilizador à Instituição que permitem gerir o seu perfil Authenticus: 

Editor de Instituição - é o tipo de associação atribuído por predefinição. O Editor tem permissões "top-down", o que significa que se puder editar os dados de uma instituição, pode fazê-lo para qualquer instituição que esteja na parte inferior da sua estrutura de árvore.
Administrador de Instituição - é o tipo de associação mais importante. Um administrador tem as mesmas permissões que o Editor mas tem ainda acesso a algumas funcionalidades adicionais tais como: editar a Estrutura da Instituição; nomear Editores para a Instituição, bem como para qualquer instituição que esteja na parte inferior da sua estrutura de árvore; pedir um Token para aceder ao Authenticus API.

O utilizador pode requerer o papel de Administrador / Editor de Instituição no seu perfil Authenticus: Grupos -> Institution Admin/Editor → Request to be Admin/Editor of an Institution.
O pedido é enviado aos administradores do Authenticus que decidem dar ou não permissões ao Utilizador para gerir essa Instituição. Para analisar o pedido, os administradores do Authenticus podem perguntar diretamente à Instituição se aceita que o Utilizador em questão fique responsável por gerir o seu perfil.
Se a Instituição tiver um Administrador associado, ele/ela pode escolher uma pessoa para ser Editor da Instituição e de todas as Instituições da sua estrutura inferior.

O sistema Authenticus importa publicações do ORCID que tem um identificador de publicação válido, nomeadamente DOI, WOS ID, Scopus ID ou ISBN. Usando os identificadores, o Authenticus importa os metadados da publicação da fonte original. As publicações inseridas manualmente no ORCID pelo utilizador, sem um dos identificadores acima indicados, não são importadas.

Atualmente, a importação de publicações do CIÊNCIAVITAE funciona de forma semelhante à importação existente de publicações do ORCID. O Authenticus utiliza a API CIÊNCIAVITAE e importa os "public outputs" (publicações) registadas no perfil identificado com CIÊNCIA ID de um investigador. O sistema analisa os dados com um tipo de conteúdo: **P1** (PT: Publicações / PT: Publicações) e armazena os metadados na base de dados.

Os registos com um identificador de publicação válido, nomeadamente DOI, WOS ID, Scopus ID ou ISBN, são processados e no caso uma publicação com esses identificadores ainda não está presente no sistema Authenticus, os metadados originais é importado e inserido no Authenticus e associado ao investigador.

As publicações (outputs) com níveis de privacidade não **public** não são importadas pela API.

 

Publicações inseridas no CIÊNCIAVITAE manualmente pelo utilizador, sem um dos identificadores listados acima, não são importados para o Authenticus.

 

A importação dos metadados de CIÊNCIAVITAE pode ser feita no perfil do investigador -> Syncronizations -> CIÊNCIAVITAE Syncronization.

 

Neste momento a importação de publicações do CIÊNCIAVITAE funciona num da mesma forma que a importação de publicações da ORCID. Os registos no perfil CIÊNCIAVITAE com DOI, WOS ID, Scopus ID ou ISBN, são processados e as publicações ainda não presentes no Authenticus são importadas da fonte de metadados original, inseridas e associadas ao investigador.

Estamos a desenvolver essa funcionalidade e estará disponível em breve. Neste momento, um investigador pode usar uma solução indireta que consiste em dar uma permissão para que o Authenticus sincronize com o ORCID todas as suas publicações validadas no Authenticus e, em seguida, do CIENCIAVITAE sincronize com o ORCID.