Existem dois tipos de associação de um Utilizador à Instituição que permitem gerir o seu perfil Authenticus: 

Editor de Instituição - é o tipo de associação atribuído por predefinição. O Editor tem permissões "top-down", o que significa que se puder editar os dados de uma instituição, pode fazê-lo para qualquer instituição que esteja na parte inferior da sua estrutura de árvore.
Administrador de Instituição - é o tipo de associação mais importante. Um administrador tem as mesmas permissões que o Editor mas tem ainda acesso a algumas funcionalidades adicionais tais como: editar a Estrutura da Instituição; nomear Editores para a Instituição, bem como para qualquer instituição que esteja na parte inferior da sua estrutura de árvore; pedir um Token para aceder ao Authenticus API.

O utilizador pode requerer o papel de Administrador / Editor de Instituição no seu perfil Authenticus: Grupos -> Institution Admin/Editor → Request to be Admin/Editor of an Institution.
O pedido é enviado aos administradores do Authenticus que decidem dar ou não permissões ao Utilizador para gerir essa Instituição. Para analisar o pedido, os administradores do Authenticus podem perguntar diretamente à Instituição se aceita que o Utilizador em questão fique responsável por gerir o seu perfil.
Se a Instituição tiver um Administrador associado, ele/ela pode escolher uma pessoa para ser Editor da Instituição e de todas as Instituições da sua estrutura inferior.